terça-feira, 14 de setembro de 2010

Deus é homem ou mulher ?


michelangelo (criação de adão)


“Deus não é masculino. Ao contrário, ele é pessoal (poderíamos dizer suprapessoal), de modo que a masculinidade e a feminilidade humanas juntas o ilustram melhor do que uma delas sozinha ilustraria. Masculinidade e feminilidade são categorias biológicas, e Deus é Vida para além das categorias biológicas.”

Brian McLaren em Uma Ortodoxia Generosa

A semelhança de Deus conosco, não é algo meramente física. É uma aparência muito mais íntima. É fato que a sociedade em geral, ao longo do tempo, tem desenhado Deus como um ser do sexo masculino. Vemos nas fotos e imagens, Deus sendo um Senhor de barba branca, mas isso não reflete a real aparência de Deus, pois como o catecismo ensina, Deus é Espírito.

A nossa semelhança com Deus é muito maior, e muito mais íntima. Dentro de nós existem traços do Deus que nos criou. Veja um Pai de família. Ao ser Pai, e educar uma criança, o homem se assemelha ao Deus que é Pai. Ao Deus que nos educa, nos ensina, nos projeta para a frente. Essa semelhança é muito maior que o físico. Veja um sacerdote. Quando ele vive a real dimensão do seu sacerdócio, ele se assemelha a Deus. Veja uma mãe. Quando está para dar a luz, se assemelha ao Deus que dá a vida. E depois, ao Deus que percebe nossas necessidades, que ama, que abraça…

Deus traz em si a perfeição. Nós trazemos na nossa natureza traços desse ser único e perfeitíssimo. E se não vivemos, por um motivo ou outro, esses traços, é por que o pecado acabou desfigurando a nossa essência. Precisamos mesmo, resgatar aquilo que Deus pensou de nós e viver isso com intensidade.

Dominus Vobiscum

Nenhum comentário:

Postar um comentário